39º Plenário do Conselho Local de Ação Social de Cascais

11 de Dezembro de 2017
Rosaria Silva

No dia 29 de novembro, o Centro Social e Paroquial de São Pedro e São João do Estoril foi palco do 39º Plenário do Conselho Local de Ação Social de Cascais. A abertura da sessão esteve a cargo do Sr. Presidente do CLAS, Carlos Carreiras.

Neste Plenário duas novas entidades aderiram à Rede Social, a CASA – Centro de Apoio ao Sem -Abrigo e o Externato Florinda Leal.

Na sessão foram também apresentados, por João Esteves da SEA – Agência Empreendedores Sociais, os contributos do Projeto CLDS Invest3Gerações para o desenvolvimento social (Alcabideche e São Domingos de Rana), projeto que passará a ser coordenado por Cláudia Costa, também da SeaAgency.

Cristina Pacheco (Câmara Municipal de Cascais) fez uma antevisão do seu próximo livro
“Cascais Social – História de um Percurso Secular”, que terá o apoio da Câmara Municipal de Cascais e cujo lançamento está previsto para 2018, no âmbito da Semana da Coesão, onde serão também disseminados os resultados do Diagnóstico Social de Cascais.

A segunda parte do Plenário contou com a presença de Márcia Mendes da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia que apresentou as oportunidades de financiamento no âmbito do DLBC Costeiro e de Joana Mendonça da TESE que apresentou as oportunidades para os membros do CLAS no que diz respeito ao Programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) – FactorC.

O Alto Comissariado para as Migrações, I.P. marcou presença no final da reunião plenária. Ângela Ramos e Susana Oliveira apresentaram os Serviços dos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes, nomeadamente a Linha de Apoio a Migrantes, o Serviço de Tradução Telefónica e as Equipas de Terreno.