CLAS Cascais aprova Plano Estratégico para os próximos dez anos

2 de Dezembro de 2019
helenabonzinho

Na 44ª reunião plenária, o Conselho Local de Ação Social de Cascais aprovou por unanimidade e aclamação o Plano Estratégico de Desenvolvimento Social (PEDS), para a década 2020/2030.

O CLAS é uma entidade que reúne entidades públicas e privadas e é presidido por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Esta reunião plenária teve como ponto principal a análise dos eixos fundamentais do PEDS e por a aprovação o documento final. A unanimidade verificada na aprovação do documento resulta, conforme foi sublinhado por João Silveira Lobo, da Nova- School of Business and Economicas (Nova SBE), de Carcavelos, da própria metodologia da sua elaboração, uma simbiose entre a prática, o estudo e muito trabalho de campo, com múltiplas contribuições das entidades envolvidas.

O documento perspetiva ações até 2030 e prevê a calendarização, a monitorização e eventuais correções em períodos bienais. De acordo com os seus eixos estratégicos todas as áreas da ação social estarão definidas neste documento. O combate à exclusão e à pobreza, a inclusão social, o acolhimento de comunidades imigrantes, a erradicação da violência de género, o desenvolvimento educativo, o incremento da natalidade e apoio à infância, o apoio sénior com respeito pela autonomia de todo ser humano são apenas alguns dos aspetos que o documento, ora aprovado, consagra.

Recorde-se que a elaboração deste PEDS sustentou-se no Diagnóstico Social exaustivo realizado em Cascais, onde participaram 1000 munícipes e 200 organizações e foi coproduzido por um grupo de 25 profissionais da Rede Social e por um Comité de Decisores Estratégicos. É também imperativo que estes objetivos de longo prazo respondam aos desafios dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU.

Neste plenário foi igualmente aprovada a adesão de dois novos membros, A NOVA SBE e a Acácia, passando o CLAS a contar com 109 organizações públicas e privadas.

No final do seminário, Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, apresentou os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e a forma como a execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social irá contribuir para a concretização dos ODS a nível local.