“Conversas Informais sobre o VIH” no Dia Mundial de luta contra a SIDA

29 de Novembro de 2019
helenabonzinho

No dia 1 de Dezembro realiza-se um debate seguido de sessão de perguntas e respostas aberta à comunidade, sobre a problemática do VIH/Sida, na loja FNAC do Cascaishopping, iniciativa que visa assinalar a comemoração do Dia Mundial da Luta contra a SIDA.

Esta conversa informal decorre das 16h30 às 18h00, com a presença de Mafalda Guimarães, médica do Hospital de Cascais, Ana Gomes, enfermeira do ACES Cascais, Ana Duarte, psicóloga da Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA, SER+, e Mariana Leal Vieira. Nesta sessão, serão entregues os prémios do concurso dos melhores cartazes e vídeos alusivos a esta data,  por Frederico Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Paralelamente a esta sessão, a Farmácia do Cascaishopping realiza testes grátis para a deteção da infeção. Esta é uma das 22 farmácias do concelho que integram o Consórcio Fast Track Cities da “Estratégia Concelhia 2018-20 CASCAIS, na Via Rápida para acabar com a epidemia do VIH e Sida e eliminar a Hepatite C em Portugal até 2030”.

O objetivo principal é quebrar a transmissão do VIH e da hepatite C através da caraterização epidemiologica destas infeções, criar um conjunto de indicadores concelhios para monitorização até 2020, aumentar o número de testes rápidos e de testes laboratoriais e assegurar o tratamento, se o teste for reativo, identificar situações de discriminação, para defesa e promoção dos direitos das pessoas que vivem com VIH, Hepatite C e populações vulneráveis.

Fazem parte deste consórcio a Câmara Municipal de Cascais, Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, Hospital de Cascais, SER+, Associação Nacional de Farmácias, Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Escola Nacional de Saúde Pública, Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral Saúde. O HIV é um desafio profundo para as comunidades. Na ausência de cura ou uma vacina, a prevenção continua sendo a linha de defesa fundamental.