FatorC chega a Cascais e lança SI2E

12 de Dezembro de 2017
Rosaria Silva

O programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) – FatorC – foi lançado no dia 29 de novembro, na Agência DNA, em Alcabideche. O evento teve como propósito a apresentação do FatorC, bem como a divulgação da oportunidade de financiamento Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E).

O FatorC é um DLBC que visa estimular a coesão social e económica em Alcabideche e São Domingos de Rana através do aumento do número de empregados e de jovens com percursos educativos e formativos completos.

O fator diferenciador deste programa é o capital financeiro que disponibiliza, o envolvimento da comunidade na gestão e a coesão que pretende promover. O FatorC  pretende funcionar como uma cunha para o sucesso sendo uma discriminação positiva no acesso a oportunidades junto de populações tradicionalmente desfavorecidas.

Ao FatorC é atribuído um fundo de 2,5M € (dois milhões e meio de euros), para a execução da estratégia de desenvolvimento local definida com base nas necessidades identificadas nas duas freguesias.

O FatorC assume-se como o programa que visa consolidar e aumentar a rede de parceiros existente para um desenvolvimento territorial até ao ano de 2020.

Oportunidade de financiamento SI2E

O SI2E é um incentivo não reembolsável gerido pelo Grupo de Ação Local do FatorC que visa estimular o empreendedorismo e a criação de emprego em Alcabideche e São Domingos de Rana.
Os destinatários deste incentivo são as micro e pequenas empresas. São elegíveis quaisquer entidades dos setores, público, privado e da economia social.

As operações financiadas devem enquadrar-se em projetos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, sob o compromisso da criação líquida de postos de trabalho.

O SI2E financia projetos até ao montante global de 200.000€ (duzentos mil euros) num período máximo de três anos.

Os projetos locais apresentados serão alvo de avaliação pela entidade gestora do FatorC – TESE – Associação para o Desenvolvimento – e aprovados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

As candidaturas ao SI2E estão abertas até ao dia 16 de fevereiro de 2018 no Balcão 2020 e no respetivo website.