Formação “Gestão de Redes e Governança Local”, uma parceria entre a Rede Social de Cascais e a Nova School of Business & Economics

4 de Janeiro de 2018
Rosaria Silva

A Rede Social em parceria com a Nova School of Business & Economics está a realizar a primeira de duas formações em “Gestão de Redes e Governança Local” financiada a 90% pela Câmara Municipal de Cascais e 10% pelas organizações concelhias interessadas.

A fase de conclusão do Diagnóstico Social e a construção do (novo) Plano de Desenvolvimento Social colocam a Rede Social de Cascais num momento privilegiado de reorientação estratégica da sua ação e de consolidação do seu modo de funcionamento.

A Rede Social integra hoje 24 estruturas de parceria, com atuação em diversas temáticas e territórios, sendo importante assegurar a coerência e o alinhamento destas sub-redes em torno de objetivos estratégicos de desenvolvimento e de um (futuro) modelo de funcionamento mais articulado.

Com esta formação pretendem-se desenvolver capacidades de liderança em contexto de governança colaborativa abordando temas como Liderança, Recursos e Redes, Comunicação Eficaz, Negociação e Estratégia e Governance de Redes. Esta formação é para quem quer liderar melhor!

A formação destina-se a técnicos/as e/ou decisores/as das organizações que integram, atualmente, os órgãos de coordenação de alguma rede de parceria/plataforma da Rede Social (Núcleos executivos, Presidência, …) e que tenham um papel ativo na liderança destas estruturas.

Na análise e seleção dos/as candidatos/as, o Núcleo Executivo do CLAS teve em consideração fatores como:

– O número de sub-redes que a organização lidera;
– A diversidade de organizações;
– A distribuição territorial.

A formação decorre em 5 dias intercalados, nas instalações da Nova SBE, no campus de Campolide, entre dezembro a  janeiro.