Oficina Social

6 de Março de 2019
Rosaria Silva

O principal objetivo do Programa Oficinal Social é a realização de pequenas reparações/adaptações em habitações privadas a Munícipes com  65 ou mais anos e/ou em situação de dependência temporária ou permanente, para os quais a execução destas pequenas obras seja determinante para o seu bem-estar e para o seu processo de reabilitação. Em última análise, que seja determinante para a sua permanência no domicílio, com a maior qualidade de vida possível, retardando ou anulando o recurso à institucionalização.

As reparações incidem nas seguintes áreas:

– Construção civil, carpintaria e serralharia
– Eletricidade
– Equipamento sanitário
– Outros trabalhos que pela sua natureza se justifiquem e enquadrem nas características do projeto

O Programa Oficina Social funciona em parceria com 12 Instituições (IPSS) do concelho com Serviço de Apoio Domiciliário (parceiros gestores*), 1 parceiro operacional que promove a integração de desempregados/as (Cooperativa o Nosso Sonho – Empresa de Inserção Impulsos) e um parceiro consultor (Escola Superior de Saúde de Alcoitão).

Os munícipes que se encontrem dentro dos critérios estabelecidos e não estejam em instituição poderão dirigir o pedido à Câmara através de formulário próprio disponível na Loja Cascais, que pode encontrar aqui: https://www.cascais.pt/servico/oficina-social. Os clientes das instituições parceiras dirigem o pedido diretamente ao técnico de referência da instituição que lhe presta apoio, através de formulário criado para o efeito.

Critérios:
Munícipes com 65 ou mais anos ou com dependência temporária ou permanente, com rendimento “per – capita” equiparado ao valor da pensão social. Após avaliação social poderá haver uma comparticipação financeira por parte dos/as beneficiários de acordo com a tabela aprovada. O apoio concedido a cada utente tem o valor máximo de 3.000€,incluindo IVA/ano.

*Parceiros Gestores:
– Associação Apoio Social Nossa Sra. da Assunção
– Associação Idosos e Deficientes Penedo
– Associação Idosos de Santa Iria
– SER + – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio Sida
– Centro Paroquial Comunitário da Paróquia de Carcavelos
– Centro Comunitário da Paróquia da Parede
– Centro Comunitário de Tires
– Centro Paroquial Estoril
– Centro Social e Paroquial de S. Domingos de Rana
– Centro Social e Paroquial de S. Pedro e S. João Estoril
– Cercica
– Santa Casa da Misericórdia de Cascais

Saiba mais: 800 203 186 | E-mail: ddes@cm-cascais.pt