Onde pode fazer o teste de VIH e/ou de VHC em Cascais?

21 de Setembro de 2018
Rosaria Silva

Indo de encontro às Metas da ONUSIDA e no âmbito do projeto “Cascais, na Via Rápida para Acabar com a Epidemia do VIH e eliminar a Hepatite C até 2030”, o primeiro passo para controlar estas infeções é o seu diagnóstico precoce. O rastreio regular, através de testes rápidos ou de testes de laboratório, é o meio mais eficaz.

Atualmente, em todo o concelho de Cascais, os testes rápidos estão disponíveis na sede ou na unidade móvel da SER+ (para saber mais, consulte: www.sermais.pt). Brevemente, a disponibilização destes mesmos testes será também reforçada em farmácias comunitárias, de uma forma gratuita, anónima e confidencial.

Pode também dirigir-se ao seu médico de família e solicitar que lhe seja feito o diagnóstico para estas infeções ou fazê-lo em qualquer uma das duas unidades de intervenção local de comportamentos aditivos e de dependências sedeadas em Cascais (na Equipa de Tratamento da Parede ou na Consulta do Centro de Saúde de Alcabideche. Para saber mais, consulte: www.arslvt.min-saude.pt/pages/252). Em breve estará também disponível no serviço de urgência do Hospital de Cascais um rastreio para estas infeções, mediante critérios de elegibilidade automatizados.