Organizações concelhias desafiadas para um jogo saudável!

5 de Abril de 2019
Rosaria Silva

Foi apresentado no Clube Naval de Cascais e distribuído a 53 organizações concelhias (do setor público e privado, com e sem fins lucrativos) o kit do jogo “Desafios Saudáveis”. Este jogo tem como objetivo sensibilizar para a importância da promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis em contextos organizacionais. A cerimónia contou com a comunicação do Professor Doutor Osvaldo Santos, investigador do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, intitulada “Promoção de condições de saúde e bem-estar em contextos organizacionais – contributos e limitações do Jogo Desafios Saudáveis”.

De forma lúdica e simples traz-se para o quotidiano das organizações desafios diários relacionadas com a atividade física, alimentação saudável e equilíbrio emocional, procurando informar e formar comportamentos mais saudáveis. O jogo foi elaborado, testado e produzido para ser de implementação simples e disponibilizado gratuitamente às entidades interessadas em aplicar o jogo.

A conceção deste jogo iniciou-se em setembro de 2017 com o Departamento de Habitação Social (DHS) da Camara Municipal de Cascais que definiu os objetivos, a marca, o nome da iniciativa, os materiais de suporte, a recolha de conteúdos, a definição de calendário de implementação e avaliação. Com o objetivo de testar os desafios definidos, o jogo foi Implementado e avaliado no DHS. Os resultados da avaliação foram muito positivos e a partir dessa avaliação avançou-se para a edição de 100 exemplares do jogo começando com o intuito de disseminar esta boa prática.

“Obrigar-nos a pensar no nosso bem-estar, fazer pequenos gestos que ajudam a mente e o físico.” | “Dar algumas gargalhadas na troca de desafios com as colegas.” | “Inspirador. Relembrar o prazer das mais pequenas coisas da vida.” | “Fez-me pensar na importância de ter momentos mais saudáveis diariamente.”

As organizações aderentes assumiram o compromisso de implementar o jogo nas suas organizações, proceder à sua avaliação e remeter os resultados para avaliação do impacto, até ao final de 2019.

Saiba como aderir ao jogo.

Entidades que vão jogar os “Desafios saudáveis”

ABLA- Associação de Beneficência Luso-Alemã, Agrupamento de Escolas de Alvide, AISA – Associação de Apoio Social Nossa Senhora da Assunção, APAV Cascais, APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, ARIA, Associação Empresarial do concelho de Cascais, Associação Gera Gera,  Associação HELPO, Associação MIMAR, Associação Nossa Senhora das Neves,  Associação Prevenir, Associação de Reformados e Idosos do Murtal, Associação SER+, Brandcode, Barragem, Brandsmartinho, BRISA, Cascais Ambiente, Cascais Envolvente, Colégio Maristas de Carcavelos,  Centro Comunitário da Paróquia da Parede, Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID), Centro Paroquial do Estoril, Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana, CERCICA, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais, Cruz Vermelha Portuguesa, Divisão de Cidadania e Participação- CMC, Divisão Marca e Comunicação – CMC, Divisão de Saúde Higiene e segurança no Trabalho- CMC,  Escola Básica da Abóboda 2, Escola Básica de Birre-Cobre, Escola Básica José Jorge Letria, Escola Básica da Malveira da Serra, Escola Básica Padre Andrade, Escola Básica Rómulo de Carvalho, Escola Básica Tires 2, Escola Básica de Trajouce, Escola Secundaria da Cidadela, Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, Escola Secundaria IBN Mucana,  Escola Superior de Saúde de Alcoitão, Fundação AJU – Jerómino Usera, Fundação Champagnat, Fundação O Século, Hospital de Cascais – Dr. José de Almeida, Instituto Português do Sangue, Instituto de Saúde Ambiental, Irmãs hospitaleiras- Centro Psicogeriátrico nossa Senhora de Fátima, Jumbo- Grupo Auchan, Liga dos Amigos do Hospital de Cascais, PSP de Cascais, Santa Casa da Misericórdia de Cascais – CASP,   TorreGuia, Unidade de Cuidados Continuados Cascais Care, Unidade de Cuidados Continuados Girassol, Unidade de Desenvolvimento Educativo e Social- CMC, Unidade de Saúde Familiar Artemisa, Unidade de Saúde Familiar Carcavelos, Unidade de Saúde Familiar Cidadela, Unidade de Saúde Familiar Ilumina, Unidade de Saúde Pública e Universidade NOV SBE.