COVID-19: Linha de Apoio já respondeu a mais de 1200 munícipes

20 de Abril de 2020
helenabonzinho

Desde 15 de Março, 1222 munícipes do concelho já usufruíram do apoio da Linha Sénior. Trata-se de um serviço personalizado e de proximidade, que ajuda pessoas com mais de 65 anos ou que pertençam a um grupo de risco, a realizarem compras de produtos de primeira necessidade.

Dos munícipes atendidos, 737 têm idade igual ou superior a 65 anos e há uma percentagem significativa (41%) que vive só. 73% são mulheres.

A Linha Sénior foi implementada pela Câmara Municipal de Cascais (Departamento de Habitação e Desenvolvimento Social) e as quatro Juntas de Freguesia. Mobiliza um número total de 36 técnicos e 245 voluntários, para que ninguém fique sem apoio. A 24 de Abril já tinham sido realizados 1840 atendimentos, em que o motivo principal de contacto é o pedido para compra de alimentos e medicamentos.

Mas também há quem peça apoio das respostas sociais: destacam-se o pedido de bolsa de alimentos e de apoio financeiro. Nota-se já o efeito da epidemia na área do emprego pois 200 atendimentos foram relacionados com a perda do posto de trabalho.

(click na seta à direita da imagem para visualizar mais dados)

A monitorização dos dados do atendimento

“A equipa da Rede Social de Cascais tem estado a acompanhar a evolução dos pedidos da linha de apoio social através de um sistema de monitorização e do registo sistemático e diário dos atendimentos dos profissionais envolvidos neste serviço de primeira linha” explica Teresa Ramos, Chefe de Divisão de Planeamento e Rede Social da CMC.

Este sistema dá acesso a dados estatísticos em tempo real e a sua conversão num retrato da situação do concelho, de fácil leitura e apreensão. A informação destina-se ao público em geral mas também “permite fazer análises mais focadas em questões como o mapeamento das pessoas que vivem em situação de isolamento ou a incidência das situações de desemprego que emergem deste contexto do COVID-19”.

Pode acompanhar a divulgação dos dados semanalmente no site da Rede Social Cascais

Artigos relacionados:

“COVID-19: na linha da frente com a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana”

“COVID-19: na linha da frente com a UF Carcavelos Parede”

“COVID-19: na linha da frente com a UF Cascais Estoril”