Escolas de São Vicente e Associação de Beneficência Luso-Alemã distinguidas com o Selo Protetor

21 de Novembro de 2019
helenabonzinho

As Escolas de São Vicente do Centro Social Paroquial São Vicente de Alcabideche e a Associação de Beneficência Luso-Alemã (ABLA) foram as instituições de ensino do concelho de Cascais distinguidas com o Selo Protetor da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, no passado dia 29 Outubro. Nesta cerimónia as instituições distinguidas receberam a bandeira que marca o compromisso com a promoção dos Direitos Humanos e das Crianças.

Receber o selo protetor significa que a entidade cumpre os requisitos como ter um código de conduta, procedimentos específicos para recrutamento, seleção e formação dos colaboradores, existir um plano estratégico de promoção dos direitos e proteção das crianças, um plano de gestão de atividades de alto risco ou haver políticas e procedimentos para sinalizar e gerir as situações de maus-tratos.

O Selo Protetor é um sistema de proteção integrado que visa elevar as práticas e políticas da escola para a promoção dos direitos das crianças e dos jovens, desenvolver estratégias de prevenção e intervenção no risco, bem como garantir o acesso a diferentes oportunidades e reforçar o trabalho em rede. Inspirado em experiências nacionais e internacionais já testadas, particularmente no modelo australiano The Blue Card System, foi desenhado para fornecer informação e orientação que auxilia as entidades que trabalham com crianças e jovens.