O V Congresso Ibero-americano de Intervenção Social que decorreu, ontem e hoje, na cidade do Porto com o tema Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos e Igualdade de Género, foi palco da apresentação do estudo “Desafios da intervenção do Serviço Social na violência doméstica: um estudo sobre o concelho de Cascais”, realizado no âmbito do Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica.
Este estudo visa contribuir para a compreensão do fenómeno da violência doméstica no concelho de Cascais. Para tal, analisaram-se os indicadores sociodemográficos referentes à população vítima e população agressora. Recorreu-se, ainda, à análise de 35 atas de reuniões regulares do Grupo de Discussão de Casos dinamizado pelo Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica, onde participam cerca 10 organizações locais com intervenção nos casos de violência doméstica, da área da a justiça, forças de segurança, saúde, entre outras.
Assim, e com base nas atas do referido grupo, relativas a reuniões que decorreram entre 2015 e 2021, foi possível obter um conjunto de resultados que permitem concluir que:
- A maioria das vítimas de violência doméstica do concelho de Cascais é do sexo feminino
- Os agressores são, na sua maioria, do sexo masculino
- Este tipo de violência é, geralmente, perpetrado pelo companheiro e/ou cônjuge em relação à sua companheira e/ou cônjuge, adquirindo um carácter físico e psicológico
- Verificam-se alguns constrangimentos de atuação nos sistemas que intervêm junto da população vítima e agressora
O estudo revela-se pertinente, na medida em que promove a sensibilização para o fenómeno da violência doméstica. Assim como, a reflexão sobre respostas e estratégias de intervenção junto de vítimas e agressores.
Por outro lado, o estudo permite aferir que o trabalho em colaboração e em rede, torna possível um conhecimento mais profundo da realidade social, sendo assim possível criar respostas que se adequam aos problemas identificados.
De ressaltar que o estudo “Desafios da intervenção do Serviço Social na violência doméstica: um estudo sobre o concelho de Cascais” resulta do estágio curricular de Catarina Carmo realizado no âmbito do Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica, nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022, sob a orientação de Esmeralda Ferreira da Câmara Municipal de Cascais e de Cristina Duarte do Centro de Administração e Politicas Públicas do ISCSP da Universidade de Lisboa.
Para mais informações contactar o Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica através do e-mail forum.violenciadomestica@cm-cascais.pt.
Artigo relacionado: Fórum Municipal contra a Violência Doméstica reunido em Sessão Plenária
Siga-nos nas redes sociais: