No dia 26 de maio, na “Casa das Artes” da Escola Ibn Mucana em Alcabideche, realizou-se a sessão plenária Envelhecer Melhor em Cascais com a participação de 30 instituições parceiras, representadas por 61 técnicos.
A sessão teve como ponto principal a fusão da Plataforma Envelhecer Melhor em Cascais e da Plataforma de Qualificação dos Centros de Convívio, Espaços Seniores, Universidades e Academias Seniores.
Nesse sentido foi aprovado, por unanimidade, um Novo Acordo de Cooperação para a constituição de uma nova Plataforma. Esta abrangerá aproximadamente 38 parceiros/representações concelhias, numa lógica impulsionadora do trabalho em parceria ou em rede enquanto pilar fundamental de sustentabilidade e coesão social na área do envelhecimento.
Para Sandra Afonso, do Centro Comunitário de Tires, a fusão das duas Plataformas é “fundamental para a rentabilização do tempo”. Liliana Guerra, da Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves, refere que “aproveita-se mais os Recursos Humanos” e Ana Ramos, da Associação Social dos Idosos da Amoreira, salienta a “junção de esforços para um propósito comum”.
Relativamente ao balanço que fazem do trabalho em parceria, Sandra Afonso afirma que “tem sido um caminho de grande aprendizagem e uma partilha enriquecedora”. Já para Liliana Guerra é “importante a partilha de experiências, o podermos falar com outras colegas, partilhar dificuldades, ouvir opiniões, seguir outros exemplos” ao passo que Ana Ramos destaca ”A partilha de boas práticas e estarmos todos focados no mais e melhor para a nossa população sénior”.
Nesta sessão plenária, também, foi eleito o Grupo de Coordenação da Plataforma para o biénio 2022/2023 constituído por 5 parceiros mais o Instituto de Segurança Social e a Câmara Municipal de Cascais.