MU.ST.SEE (MUlti-stakeholder cooperation to STrengthen skills development for Social Economy Entrepreneurship) é um projeto europeu que parte da partilha de boas práticas locais para reforçar as competências para a inovação e mudança dos profissionais e organizações da economia social.
Coordenado pela REVES (The European Network of Cities and Regions for the Social Economy), participam neste projeto, que teve início em maio de 2022 e prolonga-se até outubro de 2023, várias entidades oriundas de Espanha, França, Itália e Portugal.
A Rede Social de Cascais e a TESE são as entidades portuguesas que integram este consórcio e que, no âmbito deste projeto, se propuseram desenvolver um Bootcamp dirigido a algumas entidades da economia social visando o desenvolvimento de competências na área das soft skills e do empreendedorismo social.
A iniciativa, designada Bootcamp Must Innovate, teve lugar durante 4 sessões e desenvolveu-se durante os meses de abril e de maio em contexto de “learn by doing”, onde um grupo de aproximadamente 20 participantes puderam desenvolver competências na área das soft skills e do empreendedorismo social através de exercícios práticos que assumiram a forma de diferentes desafios.
O Bootcamp respondeu a um alinhamento de questões ao redor do tema da mudança que foram dinamizadas por facilitadores diferentes que desafiaram os participantes a responder às seguintes questões:
- Sessão dinamizada por Cármen Gonçalves e Joana Pires (TESE) | Criar condições para a mudança – Que condições reuni para a mudança?
- Sessão dinamizada por Marta Moreira Marques (Nova Medical School)| Pensar a Mudança – Qual a mudança a fazer que identifiquei?
3. Sessão dinamizada por Ana Neto (OGY) | Partilhar a mudança com outros – Qual a melhor forma de comunicar/envolver e partilhar a mudança com outros?
4. Sessão dinamizada por João Prata (5 P’s) | Operacionalizar a mudança – Como posso operacionalizar a mudança?
O Bootcamp MUST INNOVATE lança a primeira pedra para a reflexão em torno das questões da inovação social que se pretende que venha a dar corpo a um plano de ação local que sistematize medidas e ações que a Rede Social de Cascais pretende lançar neste domínio.
Texto: Teresa Vicente