Organizações encontram soluções sustentáveis com alunos da Nova SBE

APPACDM Lisboa, a ARIA, o CADIn, o Centro Social Paroquial de Alcabideche e o Centro Social Paroquial São Domingos de Rana , membros da Rede Social Cascais, participaram no Social Ideation Bootcamp, promovido pela Nova SBE. Cada organização lançou um desafio da área da gestão. Os estudantes, com a colaboração de mentores, desenvolveram soluções inovadoras e sustentáveis que foram apresentadas no dia 20 de novembro.

Os desafios das organizações

OrganizaçãoDesafio
Centro Social Paroquial de Alcabideche – Lar S. VicenteElaboração de um modelo de negócio para a criação de uma valência de SAD (serviço de apoio domiciliário) para o concelho de Cascais.
CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão, IPSSDefinir um modelo de negócio para a realização de formação online.
APPACDM LISBOACriação de nova resposta social no âmbito da saúde e bem-estar físico e emocional (centro de bem estar) para pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais.
Centro Social Paroquial São Domingos de RanaCriar uma rede de comunicação digital, de forma a divulgar o  trabalho da organização para os seus clientes e toda a comunidade em geral.
ARIA – Associação de Reabilitação e Integração AjudaRepensar as fontes de financiamento da associação, que garantam a sua sustentabilidade.

Soluções à medida e fáceis de aplicar

Ana Ramalheira, Cristina Simões e Sofia Mateus, técnicas que representaram o Centro Social Paroquial São Domingos de Rana (CSPSDR), sentiram que a organização retirou benefícios muito importantes: “Lançamos o desafio, os alunos responderam-nos pedindo-nos algumas informações como a missão, os valores, para melhor conhecerem a instituição.” explica Ana Ramalheira. Nesta fase, a troca de informação fez-se por email, “não foi muito demorado”. Depois seguiram-se três momentos de trabalho conjunto online e “que permitiram que tivéssemos feedback de como poderíamos ultrapassar o problema”.

O desafio apresentado pelo CSPSDR consiste em criar uma rede de comunicação digital para melhorar a divulgação da instituição. A solução apresentada passa pela criação de uma newsletter e de uma página de Facebook que estarão em ligação com o site. Sofia Mateus realça que a solução encontrada pode ser posta em prática de imediato: “Os alunos acabaram por nos simplificar muito o processo e em breve começaremos a implementa-la”.

Sessão de arranque do Social Ideation Bootcamp

Uma experiência que vale a pena

A experiência da equipa técnica do CSPSDR pode incentivar à participação de outras organizações na próxima edição do Bootcamp, em Janeiro de 2021. “Não só recomendamos que participem como dizemos que não tem nada a ver com as exigências que nós pensamos , associamos as estas iniciativas. É um processo muito simples, muito claro, rápido e eficiente e eficaz. ” sublinha Ana Ramalheira.

O Bootcamp põe em contacto as equipas das organizações com um grupo de 22 jovens estudantes de mestrado das áreas da gestão, finanças e negócios que pertencem ao Programa fellowship for excellence . Trata-se de uma equipa internacional em que para além de estudantes portugueses, há participantes de outros países como Alemanha, Itália, Honduras ou Austria. Devido a este facto, a comunicação é feita em inglês.

Artigos relacionados

4 de Dezembro de 2020
ericasilva