Os técnicos gestores que acompanham pessoas em situação de sem abrigo (PSSA) dispõem de um manual com orientações para referenciar para cuidados de saúde mental e assim contribuir para a redução efetiva das lacunas do tratamento psiquiátrico nesta população.
Não existe um estudo epidemiológico a nível nacional mas a Organização Mundial de Saúde refere que existe uma elevada prevalência de perturbações psiquiátricas nas PSSA , associadas por vezes a consumo de álcool , levando à morte prematura.
A referenciação para cuidados de Saúde Mental faz-se através dos Cuidados de Saúde Primários. Contudo , as PSSA precisam de uma abordagem específica, adequada às necessidades de apoio que evidenciam.
O Manual de Referenciação é um instrumento de suporte técnico à relação entre as instituições sociais e as de saúde mental possibilitando uma intervenção integrada. Aqui constam os critérios que permitem aos técnicos identificarem as situações em que a PSSA deve ser referenciada para uma primeira consulta de psiquiatria ou para serviços de urgência, consoante o grau de gravidade dos sintomas que apresenta.
As organizações de Cascais que integram o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) podem referenciar para o Serviço Local de Saúde Mental de Cascais – Hospital Dr. José de Almeida.
Apenas os técnicos gestores podem referenciar PSSA a necessitar de cuidados de saúde mental.