Esta 3ª feira, a Plataforma de Recursos de Apoio na Privação Material (PRAPM) reuniu, 52 profissionais e voluntários de 32 organizações sociais, na Fundação O Século, em S. Pedro do Estoril.
Um dos pontos de destaque deste Plenário foi a proposta de construção do Referencial de Procedimentos na Privação Material sob a orientação da investigadora Ana Cardoso do Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS).
O objetivo do Referencial pretende orientar profissionais e pessoas voluntárias das organizações sociais na sua intervenção, no âmbito do atendimento e do apoio social às pessoas do concelho de Cascais, em situação de vulnerabilidade socio económica. É crucial que o Referencial resulte de uma construção participada das organizações da Plataforma. A adesão a este processo, acabou por ser bastante elevada.
Na agenda deste Plenário, esteve igualmente presente a apresentação, discussão e validação do Plano de Ação 2022/2023.
Este plano de ação teve o foco no impacto da intervenção no destinatário, prevendo por isso, a avaliação do impacto e da satisfação dos beneficiários com as respostas facultadas.
No presente, os objetivos do Plano focam-se em qualificar as respostas existentes, uniformizar procedimentos e produzir conhecimento.
O Plenário termina com o Vereador Frederico Pinho de Almeida a ouvir as preocupações e propostas apresentadas pelos parceiros da plataforma e, a dar uma perspetiva de futuro nesta área de intervenção.