Plenário do CLAS: todos os membros passam a ter direito de voto

Destaque

O Plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS) aprovou alterações ao seu regulamento que passam a permitir que todos os membros tenham assento no Plenário e com direito de voto. A reunião decorreu no Auditório Sra. da Boa Nova do Centro Paroquial do Estoril e estiveram presentes 59 organizações e representantes de cinco redes de parceria.

Melhoramentos no regulamento do CLAS

As alterações introduzidas no Regulamento do CLAS visam ajustar as regras de funcionamento desta estrutura ao dinamismo que a Rede Social tem demonstrado. Assim, para além da extensão do direito de voto a todos os membros , todas as redes de parceria passam a ter assento no CLAS e foi criada a Comissão Estratégica. Esta Comissão é um orgão intermédio entre o CLAS e o nível executivo, e tem a responsabilidade da orientação estratégica da Rede Social. É composto pelos decisores das principais áreas de desenvolvimento social.

Execução dos Planos de Iniciativas em velocidade de cruzeiro

A execução dos instrumentos de planeamento mostra a vitalidade e a capacidade de implementação da Rede Social, apesar das contrariedades impostas pela pandemia de COVID-19. O Plenário ficou a conhecer o andamento do Plano de Iniciativas de Desenvolvimento da Rede , da responsabilidade do Núcleo Executivo, e do Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social, da responsabilidade das organizações e redes de parceria.

Das iniciativas que se destinam à melhoria da Rede Social, destacam-se o investimento nas plataformas de comunicação, a introdução do sistema de planeamento e monitorização e o conjunto de estímulos para a angariação e diversificação de fontes de financiamento para as organizações. O Plano de Formação está a decorrer com forte adesão por parte dos técnicos. A programação associada à iniciativa “Cascais Capital Europeia da Economia Social” vai ter maior expressão durante o 2º semestre de 2021 e vai coincidir com as comemorações dos 20 Anos da Rede Social.

“Inclusão” e “Direitos” aumentam níveis de coesão social

As iniciativas para o desenvolvimento social são o conjunto de atividades ou projetos que as organizações e/ou redes de parceria executam para melhorar a coesão social do concelho e a qualidade de vida dos munícipes. O sistema de monitorização dá conta de que as iniciativas ligadas à “Inclusão e Proteção Social” e aos “Direitos e Igualdade de Oportunidades” têm níveis de execução mais elevados em detrimento das iniciativas que respondem aos “Desafios Demográficos” e às que promovem a “Coesão Socio Territorial”. O sistema de monitorização dá um retrato da intervenção , dando pistas concretas sobre a robutez das medidas , os fatores que sustentam os resultados e a forma de os comunicar.

Rede Social a crescer acolhe novos membros

A Rede Social Cascais tem atualmente 124 membros. É nos plenários do CLAS que se procede à aprovação das novas adesões. Desta vez, deram-se as boas-vindas à SolSal de Manique que teve a oportunidade de apresentar a intervenção que desenvolve no concelho. A instituição Mundo a Sorrir, que tinha aderido à Rede no final do ano passado, fez neste Plenário a sua apresentação. O CLDS de São Domingos de Rana apresentou o balanço de atividades e o CLDS de Alcabideche sujeitou à aprovação do Plenário alterações ao seu Plano de Ação devido a mudanças na estrutura de parceria.

Consulte aqui a apresentação global do Plenário.

Fotogaleria

31 de Maio de 2021
helenabonzinho