O Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE) abriu as candidaturas ao Prémio “Ligar – Energia para Todos”, uma iniciativa de inovação social e tecnológica que visa promover a capacitação de cidadãos em situação de vulnerabilidade e o desenvolvimento local, social e económico, com impacto direto na mitigação da pobreza energética em Portugal.
O prémio destina-se a entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino ou investigação que desenvolvam projetos que atuam na promoção dos objetivos na Estratégia Nacional de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética 2023 – 2050.
Com uma dotação global de 20 mil euros, o Prémio Ligar visa financiar projetos que contribuam para combater a pobreza energética, valorizando boas práticas de intervenção social e tecnológica com impacto comprovado? nas comunidades.
Quem se pode candidatar
Podem concorrer pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos, ou entidades públicas sem fins lucrativos com atribuições de cariz social, ou instituições de ensino ou investigação.
O regulamento e critérios de elegibilidade completos encontram-se disponíveis no site do prémio.
Prazos e processo de candidatura
As candidaturas decorrem até às 18h de dia 28 de novembro de 2025, exclusivamente através do formulário online.
Entrega do Prémio
O projeto vencedor será anunciado e o prémio entregue numa cerimónia pública a realizar-se no dia 17 de dezembro, na Culturgest, em Lisboa.
Sobre o Prémio
O Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE) tem como missão acompanhar a evolução da pobreza energética em Portugal — uma problemática que afeta entre 1,8 e 3 milhões de pessoas, com fortes implicações no bem-estar social, na saúde, na qualidade de vida e no desempenho escolar e profissional. Neste contexto, o ONPE considera essencial promover abordagens inovadoras e sustentáveis que contribuam para responder a esta realidade.






