Já arrancou a Central de Compras da Rede Social

A Central de Compras da Rede Social de Cascais foi apresentada na sexta-feira, dia 23 de setembro, em formato online, às organizações de economia social da Rede Social. Participaram nesta iniciativa cerca de 40 organizações e mais de 50 profissionais.  

O Vereador Frederico Pinho de Almeida referiu que esta iniciativa visa contribuir para a otimização da gestão financeira das instituições do concelho sendo a adesão gratuita. Miguel Paredes Alves, da SocialShop, considera a Central de Compras da Rede Social uma ferramenta bastante útil para as organizações possibilitando a aquisição de bens e serviços com a mesma qualidade mas a um preço mais reduzido. Frisou que a Central alargará o leque de opções para as entidades, as quais podem também propor novos fornecedores, e neste sentido é “uma proposta win win”.

A Central de Compras resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a SocialShop com o objetivo de contribuir para a gestão mais eficiente das organizações sociais de Cascais.

A SocialShop é a maior central de compras de instituições sociais em Portugal, englobando, juntamente com a sua parceira HotelShop, que apoia o setor turístico, cerca de 700 instituições sociais e entidades do turismo no nosso país. Tanto a SocialShop como a HotelShop são marcas detidas pela Centuris, CRL, Cooperativa fundada em 2007.

Como Funciona

Após a adesão, um dos consultores da Central de Compras realiza um diagnóstico de compras às famílias de produtos e serviços que previamente tenham sido acordadas com cada novo aderente.

Este diagnóstico consiste na comparação produto a produto/serviço a serviço entre o último preço de compra pago pela instituição e o preço que a Central conseguiu negociar com fornecedores alternativos.

Após este estudo inicial, o associado decide se opta por comprar ao fornecedor proposto pela Central de Compras. Em caso afirmativo, a Central coloca a organização em contacto com o novo fornecedor a fim de combinarem datas e horários de entrega.

Principais vantagens

  • Utilização de preços contratados: face ao seu poder negocial, a Central de Central negoceia preços especiais com mais de 300 fornecedores;
  • Aconselhamento de compras: o consultor de compras está sempre ao dispor da entidade para esclarecer e aconselhar quanto a fornecedores, produtos, faturações e pagamentos;
  • Centralização de encomendas: se a organização quiser, a SocialShop pode ocupar-se gratuitamente das encomendas poupando assim tempo e trabalho;
  • Tabelas de preços: os membros têm acesso, via Internet, à listagem completa e atualizada de fornecedores contratados e respetivas tabelas de preços.

Condições de adesão

Para aderir à Central de Compras da Rede Social de Cascais é necessário subscrever um título de capital (ação) da Cooperativa Centuris – Central Hoteleira e Social de Compras, CRL., no valor de 250€.

A Centuris, através da sua parceira de negócios SHOPITUR, S.A., fará depois um donativo de 250€ a cada membro da Rede Social que venha a aderir à Cooperativa.

Em caso de desistência, o associado será reembolsado pela Centuris, CRL do valor da subscrição, devendo, após a receção do reembolso, devolver à SHOPITUR, S.A. o donativo recebido.

Cada membro da Rede Social de Cascais que pretenda aderir deve enviar um e-mail para info@socialshop.pt a solicitar a adesão. Posteriormente, receberá uma ficha de adesão à SocialShop que deverá preencher e assinar.

Mais informações aqui.

Siga-nos nas redes sociais:

28 de Setembro de 2022
Isabel Ganilho