

O Radar Social de Cascais é um projeto piloto inovador dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais, através da Rede Social de Cascais, que reforça a proximidade, a cidadania ativa e a cooperação entre os vários agentes locais, com um objetivo central: melhorar a qualidade de vida dos munícipes em situação ou risco de vulnerabilidade social.
Trata-se de uma resposta integrada que atua no terreno através de uma equipa multidisciplinar, devidamente identificada, que escuta, acompanha e mobiliza recursos adequados para cada situação. Esta atuação é feita em articulação com as organizações da Rede Social de Cascais, parceiros locais, serviços públicos e estruturas comunitárias, promovendo uma ação concertada e eficaz.
Para quem?
O projeto destina-se a pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza, exclusão ou discriminação, contribuindo para o reforço da coesão social no concelho.

Como funciona?
O Radar Social apoia-se num sistema integrado de sinalização, avaliação, informação/orientação e ativação de recursos, garantindo que cada pessoa, família ou grupo identificado tem acesso às respostas sociais mais adequadas. Através da georreferenciação social o projeto permite compreender melhor as dimensões da pobreza e exclusão social no concelho, potenciando soluções inovadoras e sustentáveis.
Para sinalizar alguém que possa estar em risco, basta preencher a ficha de sinalização, fornecendo o máximo de informação possível sobre a situação em causa. O processo é simples, confidencial e assegura o anonimato.
A intervenção decorre de forma estruturada, em quatro etapas:
• Reconhecer – Qualquer pessoa, organização, serviço ou estabelecimento comercial pode ajudar a identificar situações junto da Equipa Radar.
• Avaliar – Escutar e analisar a necessidade de intervenção.
• Informar/orientar – Partilhar informações sobre apoios e recursos existentes.
• Ativar – Sempre que necessário, ativar a rede de recursos locais.
Este trabalho é desenvolvido em articulação com múltiplos atores locais, como, as comissões sociais de freguesia, as farmácias, o comércio local, as forças de segurança, as associações, as redes de vizinhança, IPSS’s, entre outros atores, que funcionam como verdadeiros radares comunitários de proximidade que fazem a ponte entre pessoas e serviços.
Se acha que a sua organização ou alguma entidade/ estabelecimento local pode vir a ser um Radar Comunitário, entre em contacto com a Equipa do Projeto, através do email: radar.social@cm-cascais.pt.
Impacto esperado
O Radar Social de Cascais pretende:
- Identificar situações de vulnerabilidade, assegurando o encaminhamento para respostas sociais adequadas.
- Reforçar o trabalho em rede, potenciando a cooperação entre entidades públicas, privadas e comunitárias.
- Promover estratégias locais de intervenção, assentes em diagnósticos atualizados e participados.
- Valorizar a proximidade, enquanto fator-chave para prevenir situações de risco e exclusão social.

Mais do que um projeto, o Radar Social de Cascais representa um instrumento estruturante de inclusão social, que alia inovação, parceria e compromisso comunitário.
Todos podemos ser Radares!
Em Rede, de pessoas, para pessoas, por pessoas.
