Academia da Saúde ainda mais próxima

4 de Setembro de 2020
Isabel Ganilho

De forma a acompanhar melhor os cascalenses neste período de pandemia, a Academia da Saúde passou a marcar também presença no Facebook, com a programação semanal +Saúde Todos os Dias Online. Trata-se de uma oferta variada de conteúdos que cobre temas tão diversos como conselhos nutricionais, segurança infantil, aulas para a prática de atividade física ou sugestões culturais.

Este novo posicionamento digital permite que sejam adaptadas e mantidas uma série de atividades promovidas pelas organizações e redes de parcerias, que de outra forma teriam de ser canceladas devido ao atual contexto.

Para além desta presença online são mantidos ainda três locais de atendimento presencial e telefónico: no Hospital de Cascais, no parque da Quinta da Alagoa e em Tires, sendo o atendimento presencial neste último local sujeito a marcação prévia.

Recorde-se que a Academia da Saúde foi criada em 2017, no âmbito da rede de parceria Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde. Desde então tem esclarecido dúvidas e outras questões, em cerca de mil atendimentos presenciais, tem criado inúmeras oportunidades de formação e tem ainda promovido eventos formativos variados, dedicados à literacia nesta área.

Em caso de necessidade podem ser encontradas aqui informações relacionadas com transporte de pessoas com mobilidade condicionada, ajudas técnicas, teleassistência e programa de apoios terapêuticos.

Esta é uma das muitas respostas inscritas no Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2020-2023 da Rede Social de Cascais. Contribui para concretizar a Medida 3.10 “Educação para a Cidadania”, que visa criar oportunidades de formação e acesso a informação que permitam aos munícipes exercer de forma responsável, autónoma e solidária os seus direitos e deveres.