Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário: Candidaturas abertas para Manifestação de Interesse

Breve

Encontra-se aberto o prazo até dia 30 de novembro de 2021, para a apresentação de manifestações de interesse para a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário. As soluções inseridas pela Bolsa Nacional de Alojamento podem incluir: 

  • Reabilitação e reconversão de ativos imobiliários públicos disponíveis (designadamente os edifícios públicos identificados para esta finalidade no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento); 
  • Construção de novos alojamentos de emergência e de acolhimento/transição; 
  • Aquisição de imóveis; 
  • Aquisição e reabilitação de imóveis. 

Podem manifestar interesse as entidades do setor privado e social com competências, de forma individualizada ou em parceria. As organizações interessadas têm aqui as informações sobre como fazer a Manifestação de Interesse.

Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário tem como objetivo ser uma resposta para pessoas que carecem de soluções de alojamento, de emergência ou de transição, tendo em vista a sua proteção e autonomização, inclusão social, o combate às desigualdades e a garantia de uma adequada proteção social face a situações de risco e emergência.  

Depois desta fase, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU) vai fazer a publicação do Aviso de Abertura de Concurso que estará disponível a partir de 15 de dezembro de 2021. 

Esta linha de financiamento está enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência e reforça a capacidade financeira da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário que vai facultar dois mil alojamentos de emergência ou de acolhimento/transição, de natureza mais transversal até ao 2º trimestre de 2026.

Saiba mais aqui.

26 de Novembro de 2021
Irene Carriço