A Nova SBE organiza mais uma edição do Social Ideation Bootcamp Fellowship for Excellence Edition que reune organizações da sociedade civil, alunos da Nova SBE Fellowship for Excellence e mentores com vista ao desenvolvimento de ideias concretas capazes de responder a desafios que as organizações enfrentem nas mais diversas áreas, como marketing e comunicação, sustentabilidade financeira e angariação de fundo e modelo de negócio.
Desta vez, o bootcamp decorre em duas datas alternativas
- 12, 13 e16 de novembro
- 26, 27 e 30 novembro
Os três dias serão preenchidos por várias dinâmicas que culminam num conjunto de recomendações que a organização poderá implementar para endereçar os seus desafios. Mas a colaboração com a Nova SBE não termina aqui. No seguimento do bootcamp, a organização pode dar continuidade a este trabalho conjunto através de dois caminhos: participando no programa de voluntariado da Nova SBE, “Keep Giving”, com vista à implementação das recomendações, ou integrando os projetos de consultoria pro bono levados a cabo por clubes de alunos por forma a aprofundar o que foi desenvolvido no bootcamp.
A participação no bootcamp é totalmente gratuita e cada organização poderá fazer-se representar por um máximo de 2 elementos. O idioma oficial do evento é o inglês e, por isso, a organização deve ter pelo menos um representante que entenda e fale a língua. A presença de um mentor português e de pelo menos um aluno português em cada grupo de trabalho facilitará a comunicação.
Caso tenha interesse deve inscrever-se no seguinte link com a data-limite de 27 de outubro.
Em caso de qualquer dúvida, sugerimos que envie email para roletoplay@novasbe.pt.
Conheça a experiência da Fundação Champagnat no Social Ideation Bootcamp
O Desafio
O desafio apresentado teve a ver com a necessidade da Fundação em diversificar as campanhas de angariação de fundos, focando-se na modernização dos processos de divulgação nas redes sociais. Outras dimensões deste desafio englobaram a realização de parcerias junto de empresas socialmente responsáveis que possam garantir um fluxo de donativos mais regular. ?
A Solução
O grupo de alunos propõs uma solução que se foca em dois pilares: 1) o aumento da visibilidade da Fundação, e 2) a criação de parcerias. Quanto ao primeiro pilar, o grupo propõs maior foco na presença da Fundação nas redes sociais, contacto com influencers e criação de uma brochura e newsletter; realização de eventos (jantares, corridas e concertos solidários, eventos que involvam a comunidade, entre outros). Para o segundo pilar, o grupo propõs a criação de uma base de dados com todas as informações sobre parceiros de modo a gerir melhor todas estas interações e fomentá-las, e a criação de uma metodologia de medição e reporte do impacto da fundação nos seus vários stakeholder. ?
O Acompanhamento
No verão após o Social Ideation Bootcamp, a Fundação Champagnat recebeu uma aluna voluntária que ajudou a organização a implementar algumas destas recomendações ao longo de dois meses.