CLAS aprova medidas para o desenvolvimento social dos próximos 4 anos

21 de Julho de 2020
helenabonzinho

56 organizações estiveram presentes no Conselho Local de Ação Social (CLAS), na apresentação pública do Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2020-2023.

O documento engloba os grandes desafios identificados para o concelho de Cascais para os próximos 4 anos em áreas como o envelhecimento, a inclusão e proteção dos grupos vulneráveis ou a promoção da igualdade de oportunidades. Ao reunir e concertar diferentes abordagens e recursos, o plano pretende otimizar a eficácia das respostas que chegam ao terreno.

Num contexto de pandemia e de incerteza quanto ao futuro, este Plano é instrumento orientador da ação da Rede.

O Plano desenha-se em torno de 63 medidas que agregam 212 iniciativas, com um orçamento previsto de quase 6 milhões de euros, relativo a 2020.

É o resultado do trabalho conjunto de 25 sub-redes que integram as 107 instituições da Rede Social e reflete a cultura participativa que é já uma marca desta estrutura local de governança colaborativa.

Para além da aprovação do Plano de Iniciativas, realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre a oportunidade de financiamento a projetos de territórios das freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana, promovida pelo Programa FactorC, cujo prazo de candidatura decorre até 31 Julho 2020.

É nos plenários do CLAS que se procede à aprovação da adesão de novos membros à Rede Social de Cascais. Desta vez, deram-se as boas-vindas à Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves de Manique de Baixo. Fundada em 1933, esta organização tem como objetivo apoiar a população idosa do concelho, promovendo atividades de lazer, educação e formação não formal.

Saber mais :

Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2020-2023: Aqui

Ordem de Trabalho do plenário do CLAS de 1 julho 2020: Aqui