
A Comissão Social de Freguesia (CSF) de São Domingos de Rana realizou, na passada sexta-feira, 7 de março, a sua sessão plenária no Auditório da Junta de Freguesia, reunindo 35 profissionais de 24 organizações sociais membros da CSF de São Domingos de Rana. Entre os diversos pontos da ordem de trabalhos, destacam-se a apresentação dos resultados do Plano de Ação 2024 e a introdução do novo Plano de Ação para 2025, que reforça a continuidade de várias iniciativas e integra novas estratégias para fortalecer a coesão social e o bem-estar da comunidade.
O Plano de Ação para 2025 mantém a aposta na maioria das iniciativas já implementadas e introduz duas novas medidas: o programa “Sempre Consigo”, que visa a intervenção e prevenção de reincidência em situações de insalubridade, e a expansão do “Sistema de Participação dos Seniores”, destinado a potenciar a participação das pessoas séniores na identificação, planeamento e execução de iniciativas comunitárias. Todas as ações delineadas para este ano seguem o compromisso de promover uma sociedade mais inclusiva e solidária.

O executivo da Comissão Social sublinhou que o novo plano se mantém alinhado com o Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social da Rede Social de Cascais, garantindo a coerência estratégica e a eficácia das intervenções locais.
Outro momento de destaque da sessão foi a apresentação do Projeto Piloto Radar Social de Cascais, uma iniciativa inovadora na área da ação social. Além disso, foi anunciada a adesão da Associação Oficina da Compaixão como novo membro da Comissão Social de Freguesia assumindo o compromisso de fortalecer e dinamizar redes de cuidado compassivas em São Domingos de Rana.


Durante a reunião, foram ainda partilhadas informações relevantes por alguns membros da Comissão Social de Freguesia presentes:
- A Junta de Freguesia de São Domingos de Rana será distinguida com a “Bandeira de Mérito Social” pelo seu trabalho na dinamização do programa “Seniores Consigo Sempre”.
- O Centro Social da Paróquia de Nossa S.ª da Conceição de Abóboda anunciou que contará com atendimento do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), às terças-feiras de manhã, e prestará apoio na submissão de candidaturas ao Fundo Verde.
- O Centro de Formação Profissional de Alcoitão anunciou a disponibilidade de uma nova sala para a realização de formação na área da Gerontologia, onde terá início, em junho, o curso ‘Cuidador Geriátrico’, a primeira formação a ser ministrada neste espaço.
A sessão plenária revelou-se um importante momento de partilha e planeamento estratégico, reforçando o compromisso da Comissão Social de Freguesia de São Domingos de Rana na implementação de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento do tecido social local.