Tecnologia e Solidariedade: Plataforma de Recursos na Privação Material destaca-se em evento internacional

A convite da Community of Practices (CoP) relativa à Privação Material, a Plataforma de Recursos de Apoio na Privação Material participou numa sessão de destaque sobre “Digital solutions for efficient delivery of material support”. Este evento reuniu 78 profissionais provenientes de diversos países europeus, unidos pelo propósito de explorar abordagens inovadoras para enfrentar a privação material. 

As Communities of Practices (CoP) são fóruns dedicados à partilha de boas práticas relacionadas com intervenções e políticas públicas comuns a vários Estados Membros da UE. Nesta ocasião, a CoP concentrou-se na partilha de estratégias eficazes no uso de ferramentas digitais para combater a privação material, onde a Plataforma se destacou ao partilhar a sua experiência.

A Plataforma apresentou a sua ferramenta de georreferenciação , desenvolvida para mapear organizações que prestam apoio alimentar no Concelho de Cascais. Esta inovadora solução permite, de forma fácil e intuitiva, encontrar e visualizar no mapa do Concelho, por freguesia, a localização da diversidade de apoios alimentares disponíveis e respetivo número de pessoas beneficiárias. Caso seja necessário solicitar algum apoio, as organizações responsáveis e contactos estão disponíveis para consulta.

Dados obtidos através da georreferenciação revelam um panorama esclarecedor: 40 organizações atuam na região, cobrindo um amplo espectro de necessidades com 8 tipos de apoios alimentares, e beneficiando diretamente mais de 15.800 pessoas em situação de privação material. Esta ferramenta oferece não apenas um guia interativo de recursos, mas também se destaca pela sua acessibilidade tanto para profissionais como para o público em geral. 

A participação da Plataforma de Recursos de Apoio na Privação Material nesta sessão internacional permite dar destaque à excelência das iniciativas locais, mas também demonstrar a importância crescente das soluções digitais no apoio às comunidades vulneráveis. Este evento reforça o compromisso coletivo de encontrar abordagens inovadoras e eficientes para enfrentar os desafios da privação material, promovendo assim uma sociedade mais inclusiva e solidária. 

28 de Fevereiro de 2024
Rita Pereira