Gulbenkian apoia organizações que cuidam de pessoas idosas

31 de Março de 2020
helenabonzinho

A Fundação Calouste Gulbenkian promove um concurso, em parceria com o Instituto da Segurança Social (ISS), destinado a reforçar a capacidade de resposta das organizações da sociedade civil que prestam apoio à população idosa, um dos grupos de maior risco da pandemia Covid-19, designadamente no apoio domiciliário, na prestação de cuidados e serviços às pessoas mais isoladas, tendo em vista a satisfação das necessidades básicas e o seu bem-estar.

Elegibilidade

Podem candidatar-se a este concurso entidades privadas sem fins lucrativos, designadamente instituições de solidariedade social, de voluntariado ou outras organizações não-governamentais, promotoras de respostas sociais para as pessoas idosas.

As candidaturas devem evidenciar a relevância da intervenção e a necessidade que as organizações têm de reforçar as suas capacidades para fazer face às necessidades excecionais da população idosa, face à pandemia Covid-19 e ao consequente isolamento nas suas residências. Nos critérios de seleção das candidaturas inclui-se a experiência e âmbito da organização, a relevância da intervenção e o número de pessoas idosas abrangidas.

O financiamento a atribuir a cada entidade beneficiária, no máximo de 20.000€, poderá cobrir no todo ou em parte as despesas com a intervenção a desenvolver até 31 de dezembro de 2020. São considerados elegíveis os custos com contratação de recursos humanos para reforço da equipa, de aquisição de equipamentos e materiais de apoio à atividade e de prestação de serviços imprescindíveis à implementação das atividades.

Prazos de candidatura

De 31 março a 7 abril 2020 (até às 12:00, hora de Portugal continental)

Saiba mais aqui.