Dados referentes a um questionário realizado por 15 entidades de Cascais
Lojas Solidárias: mais de 1000 pessoas ajudadas de forma sustentável
Uma resposta social à disposição da comunidade, em particular das famílias economicamente desfavorecidas, as Lojas Solidárias, conciliam o propósito de combate à pobreza e exclusão social com o da sustentabilidade ambiental.
Os bens materiais doados por particulares ou empresas ganham nova vida e utilidade podendo ser adquiridos mediante pagamento de um valor simbólico ou, em algumas situações pontuais, de forma gratuita.
Estes materiais vão desde roupa nova e usada, produtos de higiene, artigos de bebés, pequenos eletrodomésticos, alimentos, artigos de limpeza entre outros. Por isso, estes materiais integram-se no conceito de economia circular que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. É através da reutilização e reciclagem de bens diversos que se promove a sustentabilidade ambiental e garante o acesso a estes bens a famílias economicamente desfavorecidas.
As Lojas Solidárias contam, diariamente, com mais de 50 voluntários e 15 técnicos que abraçam a missão de garantir toda a logística e assegurar o funcionamento destas lojas solidárias que apoiam mais de 1000 pessoas em situação de privação material no Concelho de Cascais. Esta resposta constitui simultaneamente uma oportunidade para a autossustentabilidade financeira das próprias organizações promotoras.