Medida 1.8 – Combate ao isolamento e solidão dos idosos
Esta medida pressupõe identificar pessoas com mais de 65 anos que vivem em situação de isolamento e/ou solidão e implementar medidas/iniciativas dirigidas ao combate desta situação.
As Redes de Parceria que implementem iniciativas que concorrem para esta Medida e pretendam responder à métrica 2 deverão utilizar o instrumento proposto.
Métrica 1.8 – 2 Nº de pessoas que melhoraram a sua situação [todos os indivíduos com mais de 65 anos abrangidos pelas iniciativas, que melhoraram a sua perceção de situação de isolamento e/ou solidão] deverão utilizar o instrumento proposto que pressupõe dois momentos de aplicação da Escala de Solidão a cada participante:
- (i) no início do Projeto – para diagnóstico dos níveis de isolamento e solidão; e
- (ii) no final do Projeto – com vista a verificar a existência, ou não, de alteração da situação de isolamento e solidão.
O Inquérito Isolamento e Solidão foi construído em colaboração com elementos da Plataforma Envelhecer Melhor em Cascais e adotou a versão portuguesa da Escala de Solidão – UCLA – Daniel Russell, traduzida e adaptada por Margarida Pocinho & Carlos Farate (2005). Esta escala é constituída por 16 itens, apresenta duas dimensões (isolamento social e afinidades) e tem uma pontuação global >32 indicativa de sentimentos negativos de solidão.
O inquérito está disponível para preenchimento na sua versão online aqui (1ª aplicação) e para 2ª aplicação aqui, ou na sua versão para impressão descarregando o ficheiro aqui (1ª aplicação) e para 2ª aplicação aqui. A Escala de Solidão com a pontuação pode ser consultada AQUI.
Em caso de dúvidas, necessidade do Inquérito noutro formato ou de uma versão mais extensa (para efeitos de uma avaliação mais detalhada), por favor entrar em contacto com a equipa de apoio.