Novo ciclo de desenvolvimento: CLAS aprova Plano de Iniciativas da Rede e Plano de Formação para 2021

21 de Dezembro de 2020
helenabonzinho
Imagem auditório CLAS 14 dez 2020 com etiqueta com título da notícia

O Plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS) aprovou dois importantes instrumentos de planeamento que vão marcar o próximo ano: o Plano de Iniciativas do Desenvolvimento da Rede 2020-2023 e o Plano de Formação para 2021. A reunião decorreu no Auditório Sra. da Boa Nova do Centro Paroquial do Estoril e estiveram presentes cerca de 90 organizações.

Iniciativas para desenvolver a Rede Social Cascais

Um dos principais tópicos do Plenário foi a apresentação e aprovação do Plano de Iniciativas para o Desenvolvimento da Rede 202-2023. É um documento de planeamento e o segundo a derivar do instrumento mais abrangente que é o Plano Estratégico de Desenvolvimento Social 2020-2030 (PEDS). Foi elaborado pelo Núcleo Executivo do CLAS e converte em 59 iniciativas os objetivos 5, 6, e 7 do PEDS. (ver infografia)

Vai ser possível verificar se estes objetivos foram alcançados e a mudança que se gerou na Rede através utilização de indicadores de impacto. A criação de uma Plataforma de Gestão da Carta Social Municipal ou a criação do Observatório de Coesão Social são exemplos de metas a atingir até 2023.

Formações para as organizações: toda a informação num só local

O Plano de Formação para 2020-2021 é uma resposta concreta às necessidades que foram detetadas nesta área através de inquéritos de auscultação às organizações. Engloba também as ações dirigidas a colaboradores das organizações que já estavam previstas nos dois Planos de Iniciativas.

Este Plano vai estar brevemente disponível no site da Rede Social Cascais numa plataforma única de referência. Aqui, técnicos e organizações encontram no mesmo local a informação que lhes permite programar a frequência destas ações de capacitação e qualificação, em áreas tão diversificadas como fundraising, liderança ou utilização de ferramentas digitais, entre outras.

Linha do tempo com o Plano de Formação para 2021 identificada por meses do ano
Plano de Formação da Rede Social 2021 (versão PDF)

A Rede sempre a crescer acolhe 6 novos membros

A Rede Social Cascais tem atualmente 123 membros. É nos plenários do CLAS que se procede à aprovação das novas adesões. Desta vez, deram-se as boas-vindas a seis organizações que tiveram oportunidade de apresentar a intervenção que desenvolvem no concelho.

  • Academia dos Champs
  • Associação de Apoio Social dos Amigos da Paz em Bicesse
  • Campintegra
  • Dress a Girl
  • Mundo a Sorrir
  • Wave by Wave

Carlos Carreiras, Presidente do CLAS, realçou a preparação que a Rede tem demonstrado para enfrentar o cenário de pandemia. Diz-se convicto de que muito em breve “vamos olhar para trás com algum orgulho de termos sido nós a passar este período, em que tivemos o privilégio de buscar o melhor de nós para passar obstáculos, contando com a solidariedade de todos”

Fotogaleria