Patrícia Lourenço, de 22 anos é natural de Cascais, e é uma jovem dedicada ao seu trabalho e às crianças de quem cuida. A sua deficiência não foi impedimento para alcançar os seus objetivos, tendo concluído o curso de Técnico de Ação Educativa na Escola Profissional Val do Rio, no Estoril. Atualmente, trabalha na Escola Básica dos Lombos, no Agrupamento de Escolas de Carcavelos, no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família, com crianças de 0 a 5 anos.
Define-se como “uma boa pessoa que tem felicidade”. Mantém boas amizades desde os tempos da escola secundária de Carcavelos, embora o seu horário de trabalho nem sempre permita encontros frequentes com as amigas.
A realização por trabalhar numa escola
Para a Patrícia, trabalhar nas Atividades de Animação e Apoio à Família é uma realização pessoal, não só por poder ajudar as crianças, mas também pelo prazer de estar com elas. Reconhece que há dias mais fáceis, em que as crianças se comportam bem, e dias mais difíceis, em que requerem mais atenção.
Embora Patrícia tenha sonhado em ser educadora de infância, optou pelo curso de Ação Educativa. Considera que teve facilidade em adaptar-se ao trabalho graças ao apoio das colegas na sua integração. Patrícia destaca o seu talento inato para ajudar crianças, fazer atividades com elas, preparar o lanche e até desenvolver atividades de dança com alguns dos mais pequenos. Na escola onde trabalha, há uma criança por quem sente uma afinidade especial por saber que tem necessidades especificas e saber que consegue acompanhá-la e apoiá-la de forma mais personalizada.

A Patrícia sente que desenvolve atualmente um trabalho útil, fazendo amizades e criando laços com os seus colegas de trabalho, apenas possível graças ao projeto PIIC Me, que deu a Patrícia uma oportunidade de crescer enquanto profissional e pessoa.