Desde 2010 que Cascais tem ativo um Plano Concelhio para a Integração de Pessoas em situação de Sem Abrigo, enquadrado na Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem Abrigo (ENIPSSA) http://www.enipssa.pt/ .
A pessoa em situação de sem-abrigo (PSSA) é aquela que, independentemente da sua nacionalidade, idade, sexo, condição socioeconómica e condição de saúde física e mental, se encontre na situação:
- Sem teto: alojada em abrigo de emergência, a viver no espaço público ou em local precário (carros abandonados, vãos de escadas, entrada de prédios, fábricas, prédios e casas abandonadas).
- Sem casa: encontra-se num alojamento temporário destinado para o efeito com período de tempo limitado e com vista ao encaminhamento para a sua autonomia ou outra resposta social
O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) Cascais é constituído por organizações concelhias (autarquia, segurança social, saúde, forças de segurança e IPSS) e visa a diminuição do número de pessoas em situação de sem-abrigo no concelho. A intervenção com a pessoa em situação de sem abrigo deve centrar-se em torno das suas necessidades individuais e particulares, assumindo que a pessoa vive numa situação transitória e da qual deseja sair.
Para saber como sinalizar uma pessoa em situação de sem abrigo que se encontra a pernoitar em Cascais, poderá consultar o Guia de Procedimentos e Recursos do NPISA Cascais: https://www.redesocialcascais.net/trabalhar-em-rede/recursos-estudos/