
Na manhã, de 11 de março, a Comissão Social de Freguesia (CSF) de Cascais e Estoril reuniu-se em sessão plenária, no Centro Sénior do Bairro do Rosário. Contou com a presença do Presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, dos membros da Comissão Social de Freguesia e de diversos profissionais das organizações sociais e parceiros da Rede Social de Cascais.
Foi dada a abertura da reunião pelo Presidente Pedro Morais Soares, seguida da leitura e aprovação da 10ª ata relativa ao último plenário do ano de 2024.
Plano de ação da CSF Cascais e Estoril para 2025
A Comissão Social de Freguesia (CSF) de Cascais-Estoril delineou para 2025 um plano de ação estruturado que contempla um conjunto de iniciativas estratégicas que promovem o bem-estar e a coesão social.
As iniciativas previstas estão alinhadas com o Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social e o Plano de Iniciativas de Desenvolvimento da Rede Social. Entre as principais áreas de atuação destacam-se o apoio à natalidade, a promoção do envelhecimento ativo e saudável, a capacitação e educação para a cidadania, a criação de espaços de partilha e reflexão e a valorização da aprendizagem contínua para as organizações sociais da Rede Social de Cascais.
Plano de ação da CSF Cascais e Estoril para 2025
O plano de ação inclui medidas concretas para diferentes grupos-alvo:
- Famílias
- Redução ou isenção da Componente de Apoio à Família (CAF) para crianças do 1.º ciclo.
- Jovens e adultos
- Gabinetes de Inserção Profissional – A plataforma “Just Work”, disponibilizada pela Cercica e pela Cidade das Profissões de Cascais, oferece apoio na procura de emprego e aconselhamento personalizado para pessoas com deficiência.
- Movimento Claro – Ações de voluntariado para limpeza de praias e operações de limpeza subaquática.
- Seniores
- Projeto Mãos Dadas – Iniciativa de voluntariado para combater a solidão na população idosa.
- Caminhadas com Afeto – Passeios no paredão de Cascais, abertos a toda a comunidade.
- Viva(a)mente – Estimulação cognitiva para seniores em centros de dia, através de jogos e dinâmicas específicas.
- Técnicos
- Plano de Capacitação para Técnicos 2025 – Formação em áreas como violência no namoro/doméstica e estimulação cognitiva, entre outras.
- Encontro de Psicólogos – Espaço de partilha e reflexão para profissionais da área.








Iniciativas ajustadas às necessidades da comunidade
A reunião plenária foi também um espaço de partilha e apresentação de iniciativas de âmbito concelhio e local, reforçando o compromisso da CSF Cascais-Estoril com a escuta ativa das necessidades da população. Entre os projetos destacados, incluem-se:
- Hands On – Projeto de investigação focado na gestão do risco de quedas na população idosa.
- Take.It – Talentos e Artes com Criatividade e Empreendedorismo – Iniciativa dirigida a jovens dos territórios da Torre e da Galiza, promovendo a emancipação e o desenvolvimento de talentos através da música e do desporto.
- Projeto Radar Social de Cascais – Financiado pelo PRR, visa a sinalização e identificação de situações de vulnerabilidade social e orientação para os recursos sociais disponíveis no território, potenciando a atividade desenvolvida pela Rede Social de Cascais.
- Campanha do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância – Iniciativa promovida pela CPCJ ao longo do mês de abril, com várias atividades, incluindo o seminário “Marcas Invisíveis dos Maus-Tratos: Impacto no Desenvolvimento das Crianças e Jovens”, a realização de podcasts e a construção de um Laço Humano.


Plano de Diversidade: uma resposta estruturada para a integração de migrantes
Durante a reunião plenária, a Rede de Atendimento e Acolhimento Municipal ao Migrante apresentou o Plano de Diversidade, um instrumento essencial para a resposta às necessidades da crescente população migrante no concelho. Cascais ocupa atualmente o terceiro lugar a nível nacional em número de residentes estrangeiros, reforçando a importância de uma estratégia abrangente para a sua integração e assistência.
Homenagem ao Presidente Pedro Morais Soares
Num momento especial da sessão, os membros do núcleo executivo da CSF Cascais-Estoril prestaram homenagem ao Presidente Pedro Morais Soares, assinalando aquela que foi a sua última reunião plenária enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Cascais-Estoril.
