Portugal Inovação Social no 54º Plenário do Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Cascais

A Rede Social de Cascais recebeu Sofia Amândio, representante regional (Lisboa) da Estrutura de Missão da Portugal Inovação Social, no 54º Plenário do Conselho Local de Ação Social de Cascais (CLAS), que divulgou o instrumento “Parcerias Para a Inovação Social”. Esta apresentação deu a conhecer aos membros da Rede uma das oportunidades disponíveis atualmente, para impulsionar o financiamento de projetos inovadores no município.

Num contexto onde o conceito de “Impacto Social” é cada vez mais usado, tanto na economia social quanto no setor empresarial, é fundamental compreender a profundidade e a importância desta expressão. Impacto Social verifica-se quando um projeto ou programa tem um efeito positivo a longo prazo, sob uma comunidade ou região. Avaliar a sustentabilidade do impacto, isto é, se a mudança gerada perdura no tempo, revela-se pois, crucial neste processo.

Sofia Amândio, elucidou os presentes sobre as “Parcerias Para a Inovação Social”. Este é um aviso/concurso “destinado a projetos inovadores que promovam a criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) de elevado potencial de impacto que contam com o apoio e cofinanciamento de investidores sociais”.

Podem candidatar-se às Parcerias para a Inovação Social: entidades privadas, cooperativas, associações mutualistas, as misericórdias, as fundações, as entidades com o estatuto de IPSS, as associações e as entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário.

Importa destacar também o papel fundamental dos Investidores Sociais nesta operação, uma vez que apesar de não se constituírem como entidades beneficiárias, devem demonstrar o compromisso de cofinanciar uma parte do projeto a implementar. Os Investidores Sociais poderão ser quaisquer entidades privadas, públicas ou da economia social, desde que se comprometam a alocar recursos financeiros que sustentem o Plano de Desenvolvimento da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES).

A candidatura a este financiamento oferece diversas vantagens, incluindo a ampliação do impacto social de projetos já em execução, a mobilização de investidores sociais para o desenvolvimento estratégico do projeto e acesso a uma variedade de financiamentos. Mais detalhes sobre a candidatura, aqui.

A intervenção da representante regional permitiu destacar o papel crucial que a Portugal Inovação Social desempenha no apoio e promoção da inovação social em Portugal, oferecendo oportunidades de impulsionar o desenvolvimento social.

Conheça em maior detalhe Portugal Inovação Social e as suas iniciativas de promoção e apoio à inovação social em Portugal.

7 de Junho de 2024
Rita Pereira