
A Tangoterapia é uma abordagem que utiliza o tango, nas suas diversas manifestações artísticas, como ferramenta terapêutica para promover a saúde. Reconhecida na Argentina desde 2011, esta terapia foca na prevenção de doenças e no tratamento de conflitos, recorrendo a atividades que promovem a mobilidade e a inclusão.
É um projeto desenvolvido no âmbito da Plataforma Envelhecer Melhor, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo. A tangoterapia foca-se na melhoria do equilíbrio e da postura, além de prevenção de quedas e ser antidepressivo. Há uma junção de movimento, postura e coordenação motora.
Através da expressão corporal, o tango facilita a comunicação não verbal, contribuindo para a saúde, autoestima e bem-estar. O objetivo não é a perfeição do movimento, mas sim a criação de uma conexão e empatia entre os participantes, respeitando as suas limitações e promovendo a socialização.
Além disto, o convívio entre participantes é uma mais-valia, a ligação social entre quem vem à tangoterapia é muito importante. Outro dos benefícios é a perda de vergonha face à restrição motora. Os participantes são idosos, alguns com problemas físicos e outros com problemas cognitivos. Como é um projeto recente ainda nenhum familiar teve a oportunidade de ver como funciona a tangoterapia, mas eventualmente querem fazer demonstrações com os participantes.