Temos Voz 2025: Sessões “Temos Voz” reúnem comunidade para construir um Cascais mais Inclusivo

Nos dias 31 de maio e 7 de junho o CLIC- Conselho Local para a Inclusão em Cascais dinamizou duas sessões de participação no âmbito do projeto “Temos Voz” dirigida à comunidade de pessoas com deficiência que reside, estuda, trabalha ou é acompanhada por instituições de Cascais.

Estas sessões tiveram como objetivos principais a Recolha de ideias e propostas para a inclusão das pessoas com deficiência em Cascais, o levantamento de contributos para o plano de atividades do CLIC, funcionando como um espaço aberto de partilha sobre inclusão em Cascais.

A presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, de Diana Vale, Vereadora da Educação e do Desenvolvimento Social, e de José D’Almeida, Vereador da Cidadania e Participação, destacou o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Rede e reforçou o compromisso político do município com a inclusão das pessoas com deficiência e com a valorização da participação enquanto expressão de uma cidadania ativa e colaborativa.

Esta iniciativa contou com o apoio da Rede Social de Cascais, cuja missão passa, precisamente, por promover o envolvimento e a participação de todos os atores do território na construção de respostas sociais integradas e inovadoras e de um território mais coeso. A construção e operacionalização do Sistema de Participação da Rede Social de Cascais, que enquadra e valoriza os processos colaborativos participativos, tem sido acompanhada pelo consultor Nelson Dias, especialista em participação e cidadania, reforçando o caráter pioneiro desta abordagem no contexto das redes locais de intervenção social.

As duas sessões contaram com a participação de 83 pessoas com deficiência, representando todos os tipos de deficiência, de todas as faixas etárias, provenientes das quatro freguesias do concelho. Também os pais e cuidadores foram consultados, em sessões paralelas, tendo sido agregadas as respostas de cerca de 56 familiares, cuidadores, tutores ou pessoas significativas.

O projeto “Temos Voz” mobilizou, ainda, cerca de 60 voluntários, provenientes de 11 instituições do concelho bem como de várias unidades orgânicas da autarquia, num compromisso conjunto na missão da inclusão das pessoas com deficiência e o incremento da sua participação no território.

O CLIC – Conselho Local para a Inclusão em Cascais reúne 41 entidades ligadas à área da deficiência em Cascais, com a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Através de uma rede inter-organizacional baseada no diálogo e no compromisso, orientada para a implementação de políticas que promovam os direitos e a plena cidadania, desenvolvem atividade nas áreas da Cidadania e Participação, Acessibilidade e Comunicação, Educação, Emprego, Desporto, Cultura e Lazer.

24 de Junho de 2025
Liliana Sintra