Planos de Ação

Trabalhar em rede

Plano de Iniciativas 2020-2023

Com a aprovação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social 2020-2030, inicia-se um novo ciclo de planeamento na Rede Social de Cascais. Os Planos de Ação deixam de ser anuais e passam a ter um espectro temporal de quatro anos.

O Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2020-23 concretiza assim os primeiros quatro anos do Plano Estratégico; foi elaborado pelas 25 estruturas de parceira que compõem a Rede Social e contém 212 iniciativas, respetivas métricas e alvos, orçamento, responsáveis e calendarização. 

 

O Plano de Ação (PA) é um plano anual que operacionaliza o Plano de Desenvolvimento Social (PDS). Nele são definidas as ações e projetos que se desenvolvem para concretizar os objetivos e estratégias delineados no PDS.

O 1º Plano de Acão da Rede Social de Cascais foi aprovado pelo CLAS – Conselho Local de Acão Social – em 2008, sendo elaborado um novo PA todos os anos.

Entre 2016 e 2018, a Rede Social de Cascais desenvolveu um complexo processo de diagnóstico social, constituído por 4 estudos, que envolveram a participação muito alargada de organizações e munícipes, pelo que os planos de ação respetivos a este período contêm ações relacionadas com este processo, bem como objetivos e ações focadas no funcionamento da Rede (governança, planeamento, qualificação, etc.) em detrimento de ações de intervenção social propriamente dita.

O plano de ação de 2019 mantem o mesmo enfoque, introduzindo a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Social (2020-23) e um novo modelo de governança da Rede Social.

 

Para além dos Planos de Ação do CLAS, existem também planos que orientam a ação das Comissões Sociais de Freguesia e das outras estruturas de parceria que compõem a Rede Social de Cascais. Estes Planos são elaborados e aprovados pelos membros de cada rede, em função de diagnósticos temáticos e territoriais.

Planos de Ação das Comissões Sociais de Freguesia 

Planos de Ação das Sub-Redes e Consórcios