Uma história de superação e conquista: Susana Gonçalves e o transporte adaptado 

Com 35 anos, Susana Gonçalves é utilizadora do serviço de transporte adaptado da Câmara Municipal de Cascais há mais de 20 anos devido à sua incapacidade de 70%. Através da simpatia, comunicação e criatividade, Susana procura ser sempre feliz independentemente dos obstáculos com que se depara. Com a sua companheira fiel de quatro patas Rubi, Susana vive num mundo que não é feito para ela, mas apesar de tudo, persiste em fazer o seu melhor. O serviço de transporte adaptado é crucial para Susana ser autónoma nas suas atividades diárias.  

Susana nunca deixou que a sua incapacidade física a definisse enquanto pessoa. Já fez equitação e vela ao nível de competição. Já experimentou fazer mergulho, escalada e ténis. Gosta muito de dança de salão, adora nadar e, atualmente, pratica hidroterapia, faz meditação, Yoga e frequenta um curso de Breathwork (técnicas de respiração). Ao longo dos anos, praticou todas estas atividades graças ao transporte adaptado.  

É licenciada em Ciências da Informação e Comunicação, com especialização em Educação e Leitura. Também concluiu um curso profissional em Marketing, Multimédia e Relações-Públicas, no IEFP. 

Tirando alguns estágios, o primeiro emprego propriamente dito foi no grupo Lusíadas Saúde, no apoio ao cliente. Desde 2024 é efetiva na Biblioteca Municipal de Marvila, em Lisboa. Admite que o transporte adaptado permitiu manter este trabalho que implica deslocar-se todos os dias da semana de Cascais para Lisboa e depois realizar o percurso inverso: “Se não fosse o transporte adaptado eu tinha de pagar transporte privado e gastar muito dinheiro”. Considera que é uma resposta social que todas as Câmaras Municipais deveriam prestar. Susana gosta muito de trabalhar na biblioteca e sonha ser mediadora de leitura.  

Para esta bibliotecária, os transportes públicos não são uma opção, porque não são acessíveis e implicam ter de pedir por ajuda. “Nos transportes públicos nem sempre estão pessoas disponíveis para ajudar. E é sempre preciso pedir ajuda com antecedência. Por vezes, existem elevadores, mas quase nunca estão a funcionar”, confessa Susana.  

É apologista de que a sociedade deveria ser plenamente acessível a todas as pessoas com necessidades específicas, garantindo inclusão e igualdade de oportunidades. Admite que o mundo atual é um lugar difícil para quem enfrenta barreiras, como a falta de rampas porque impede uma vida autónoma e digna. 

A Aventura na Floresta Mágica é um livro que nasceu da paixão de Susana em escrever e do carinho por crianças. O projeto nasceu de uma brincadeira de crianças que foi crescendo até se tornar numa publicação infantil. O lançamento do livro decorreu na biblioteca do Parque Marechal Carmona em Cascais. Atualmente, encontra-se disponível, em formato físico e digital, em várias livrarias em Portugal, mas também no Brasil.  

Com este livro, Susana ganhou um prémio literário, mas o sonho não fica por aqui, deseja publicar mais livros no futuro.