“Crescer a Brincar” integra as Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020

28 de Julho de 2020
helenabonzinho

O Programa “Crescer e Brincar” da Associação Prevenir foi reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como metodologia experimental das Academias Gulbenkian do Conhecimento (3ª edição). Este Programa foi distinguido juntamente com mais 27 projetos selecionados de 300 candidaturas apresentadas.

O concurso destina-se a apoiar projetos que pretendam promover as seguintes competências sociais e emocionais em crianças e jovens até aos 25 anos: adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, pensamento crítico, resiliência e/ou resolução de problemas.

A Associação Prevenir, que tem sede em S. Domingos de Rana, desenvolve programas para crianças e jovens, com o objetivo de promover hábitos e comportamentos saudáveis e de prevenção e intervenção precoce ao nível da saúde mental.

O “Crescer a Brincar” está presente em 18 escolas do concelho de Cascais, envolvendo 29 professores e 679 alunos do 1º ciclo e trabalha competências como a disciplina e auto-controle, gerir emoções positivas e negativas, verbalizar sentimentos, resolver problemas e tomar decisões, em contexto de sala de aula

Saber Mais: