Rede Social de Cascais junta a planear 2025 nas Oficinas de Planeamento

No passado dia 29 de janeiro a Rede Social de Cascais dinamizou mais uma edição das Oficinas de Planeamento. A iniciativa realizou-se no Seminário Torre d’Aguilha e contou com a participação de mais de 80 profissionais de 15 redes de parceria. O dia proporcionou um ambiente de colaboração entre todas as redes. Assinalou-se também os 24 anos da Rede Social de Cascais.

A equipa da Rede Social apresentou a agenda do dia através de uma dinâmica com arcos de hélio, permitindo aos membros da rede começarem as oficinas de planeamento de forma divertida e colaborativa.

Foi apresentado o plano de melhorias do sistema de participação pelo Nélson Dias da Associação Oficina, que decorreu do autodiagnóstico nas redes sobre as iniciativas de participação contempladas no PIDS (Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social). Foi assim apresentado um plano de melhorias que permite alargar as formas e os espaços de participação das pessoas e das entidades no âmbito do trabalho das redes de parceria.

As propostas de tipo de melhorias foram sobre:

  • o modelo de governação de Redes;
  • mudança da natureza da participação de iniciativas previstas;
  • a criação de novas iniciativas.

Para cada rede foram sugeridos exemplos de iniciativas que contemplam a participação nos seus diferentes tipos:

  • Consulta
  • Colaboração
  • Coplaneamento
  • Cocriação
  • Codecisão
  • Cogestão

No âmbito da partilha e reflexão entre redes, cada rede de parceria foi convidada a apresentar um pitch de 3 minutos. Durante a apresentação, as redes destacaram o que consideraram mais relevante e digno de partilha, incluindo iniciativas, estudos, questões relacionadas com a governança e funcionamento da rede, bem como informações gerais.

Ainda no âmbito dos pitchs, cada rede foi desafiada a fazer uma votação para três categorias, e de seguida os vencedores foram anunciados:

  • Nível de investimento na dimensão da participação: CSF Carcavelos e Parede
  • Nível de investimento no trabalho colaborativo entre redes: Núcleo Executivo
  • Nível de inspiração: Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica

A tarde foi dedicada à discussão da estrutura do PEDS e do planeamento para o ano de 2025. Foi apresentada a revisão das medidas estratégicas do eixo de Desenvolvimento Social do PEDS (Plano Estratégico de Desenvolvimento Social). Entre as alterações, destacam-se: a redução do número de medidas, a introdução de medidas, a fusão de algumas medidas, a introdução de novas propostas de medidas, a introdução de um novo tema (Saúde e Bem-Estar), a reformulação dos nomes e descritivos de medidas e reformulação das métricas.  

Foi também apresentado o novo instrumento de planeamento, dando oportunidade às redes de comentar e sugerir alterações. Além disso, foram revistas datas do ciclo de planeamento em conjunto com as redes.

Veja aqui os documentos apresentados nas oficinas.

As Oficinas de Planeamento são mais um dos momentos em que a Rede Social de Cascais investe no trabalho colaborativo para promover o alinhamento entre os profissionais e aprimorar a resposta às necessidades dos munícipes.

Nós somos a Rede, a Rede somos nós!

7 de Fevereiro de 2025
Rita Carlos