Direitos da Criança: participe na construção do estendal dos direitos

11 de Novembro de 2020
helenabonzinho

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais apela à participação das organizações que trabalham junto das crianças e jovens para a construção da campanha nacional do Estendal dos Direitos, na comemoração do 31º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças até 20 de novembro de 2020.

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. A Convenção introduziu uma mudança de paradigma na forma como a sociedade deve olhar para as crianças, designadamente como verdadeiros sujeitos de direitos e agentes de mudança.

Assim, a CPCJC interpela as organizações interessadas para que assegurem a participação e o envolvimento das crianças e jovens neste processo.

Sugere os seguintes tópicos para reflexão

  1. Que direitos são particularmente relevantes para crianças e jovens?
  2. Como é que as crianças e jovens reivindicam os seus direitos?
  3. O que é a participação? Como é que sei que participo? Como posso participar? Como me sinto quando participo? Onde gosto de participar? Onde gostaria de participar?
  4. Quando exprimas as tuas opiniões, essas opiniões são tidas em consideração?
  5. O que podem os adultos fazer para melhorar a minha/nossa participação?
  6. O que podemos nós (crianças e jovens) fazer para melhorar a nossa participação em casa, na escola, bairro e na cidade?

Os contributos para o Estendal dos Direitos devem ser colocados num local visível da organização e o registo fotográfico ou em vídeo deve ser enviado para os endereços de email  Cpcj.Cascais@cnpdpcj.pt ou  cpcjc@cm-cascais.pt, acompanhado desta ficha para identificar as organizações participantes, até ao dia 20 de novembro de 2020.

Para qualquer esclarecimento, contactar a CPCJ Cascais – 214815282 ou através do email.